Saúde e Qualidade de vida: Atividade física

out 27, 2023 | Notícias

Umas das premissas da nossa entidade é incentivar os jovens a se envolverem em atividades físicas para promover um estilo de vida ativo e saudável.

A prática de atividade física é um fator predominante para a melhoria da saúde, não só física, mas também mental. Ao nos exercitarmos, nosso corpo libera dois hormônios essenciais para o nosso bem-estar: a dopamina e a serotonina, que juntos auxiliam o organismo a gerar sensação de satisfação e prazer e consequentemente aumentam a disposição para realizar as atividades do dia a dia.

Além disso, a atividade física é uma das principais maneiras de prevenir o desenvolvimento de algumas doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemias. Sendo assim, é importante ressaltar o quanto o nosso cérebro também é beneficiado, pois o exercício físico consegue melhorar o fluxo sanguíneo, regularizando o sistema nervoso. Isso melhora o raciocínio e a concentração e ajuda a diminuir o estresse e doenças advindas do sedentarismo.

Portanto, é evidente que a prática regular de atividade física tem um impacto significativo na melhoria da qualidade de vida. Neste sentido, nós como entidade temos a preocupação de orientar os nossos jovens para que desde cedo cuidem de sua saúde pois esta impactará diretamente na sua qualidade de vida.

Para enfatizar todos os benefícios que a inclusão da atividade física tráz na vida dos todos, inclusive dos adolescentes, contamos com a colaboração da Professora de Educação Física da Secretaria Municipal de Esportes de Indaiatuba Profa. Valéria Bonatti que ministrou várias palestras sobre o assunto.

Por: Denise Dumont e Tatiana Aprígio